Petcom elabora planejamento anual de atividades

No início de cada ano, o tutor e os bolsistas do Petcom desenvolvem em conjunto um planejamento com as ações e projetos a serem realizados nos doze meses posteriores. O planejamento do ano de 2013 foi elaborado durante os meses de janeiro e fevereiro e, após algumas revisões, foi finalizado em março. Dentre as atividades a serem realizadas estão as Leituras Orientadas, a  Oficina de Editoração Eletrônica para Calouros; a Revista Fraude #11, a Memória PETCOM, entre outras.

Atividades da pesquisa “A Cidade como Mídia” são iniciadas

A pesquisa “A Cidade como Mídia” busca entender o funcionamento da cidade como um meio de comunicação, usando como objeto de investigação o circuito de carnaval Barra/ Ondina. Para compreender de que maneira o circuito altera a cidade, resolveu-se fotografar o circuito estudado no período antes, durante e depois do Carnaval. Primeiro, os bolsistas saíram para fotografar o circuito antes do início da festa, registrando os prédios que poderiam ser usados como camarotes e espaços que passariam por mudanças provisórias. Durante o carnaval, houve outra saída para fotografar estas mudanças nos camarotes, estruturas provisórias e prédios. Em breve, outra saída fotográfica irá acontecer para mostrar o circuito depois do carnaval.

Bolsistas produzem papers para o Intercom 2013

No dia 28 de março, a comissão de seleção dos trabalhos para a etapa local do Prêmio Expocom 2013, formada pelos professores Claudio Cardoso, Leonardo Costa e Sergio Sobreira, divulgou os trabalhos a serem indicados para a etapa regional. O Petcom da Universidade Federal da Bahia teve 5 trabalhos selecionados, por meio dos bolsistas e alunos líderes Yne Mannuella (Plano de comunicação para o lançamento da Revista Fraude #10), Renata Farias (Revista Fraude #10), Lara Perl (Matéria da RevistaFraude #10 “Do ateliê ao mercado”), Daniel Silveira (Ensaio fotográfico “Sirva-se”) e Carolina Leal (Lançamento da Revista Fraude #10). Todos os bolsistas selecionados estão em fase de produção, finalização e apresentação interna dos papers, sob a orientação do tutor Fábio Sadao. Os papers serão enviados pelo aluno líder até o dia 26 de abril. Sendo selecionado na etapa regional, o candidato representará a região Nordeste no Intercom Nacional, que ocorrerá em setembro deste ano, na cidade de Manaus.

Terapia acadêmica auxilia bolsistas no desenvolvimento de suas pesquisas

Uma das bases pedagógicas do Petcom é a pesquisa acadêmica. Aliada ao ensino e à extensão, ela forma o conhecido ‘tripé’ de atuação do programa. No Petcom, o bolsista é incentivado a desenvolver sua pesquisa e tem acompanhamento nas diferentes fases de sua realização. A Terapia Acadêmica é o momento onde o bolsista divide com o grupo alguma dificuldade surgida durante o desenvolvimento de sua pesquisa e ouve dos colegas e do tutor opiniões sobre o direcionamento da mesma. É uma troca de informações enriquecedora que além de ajudar na pesquisa em si, incentiva a cooperação e reforça a colaboratividade dentro do grupo. Em 2013, as bolsistas Nathália Luna, Camila Hita e Yne Manuella Cardoso receberam a terapia.

Revista Fraude é tema de Oficina de planejamento gráfico

Nos dias 19 e 20 maio, os bolsistas do PETCOM – UFBA receberam uma Oficina de Planejamento Gráfico, ministrado por Fátima Aparecida dos Anjos, professora do departamento de Desenho Industrial da Universidade de Brasília UnB, doutora em Comunicação e Semiótica e pesquisadora da comunicação visual urbana e design.  A Oficina contou com 4 horas/dia de teoria e prática sobre design e planejamento gráfico, passando por temas como tipografia, cores, formas, tamanho, impressão, em vista de um melhor aperfeiçoamento da diagramação e estrutura gráfica da Revista Fraude. A oficina ainda contou a estruturação de um planejamento gráfico fixo para a revista, implementando uma identidade visual que possa servir de guia para a produção da publicação.

Petcom promove Oficina de Cartazes

Nos dias 21 e 22 de Março foi realizada a Oficina de cartazes, ministrada pela professora de Desenho Industrial da Universidade de Brasília UnB, Fátima Aparecida. A oficina foi dada para os bolsista do Petcom e dez alunos de outros cursos da UFBA que tivessem conhecimento básico dos programas InDesign e Illustrator. Foram ensinados os princípios básicos para a construção de cartazes, cores, tipografias, hierarquia das informações. Ao final de cada dia da oficina foi confeccionado dois produtos (cartazes) para o desenvolvimento dos conceitos aprendidos.

Obras de autores consagrados da Comunicação são discutidas durante as Leituras Orientadas

O Leituras Orientadas é uma atividade interna quinzenal realizada pelo Petcom para discutir conceitos formulados por teóricos e pesquisadores da cultura, comunicação e áreas transversais. No último semestre acadêmico, a realização da pesquisa coletiva “A cidade como Mídia”, orientada pelo tutor do Petcom Prof. Dr. Fábio Sadao, direcionou as discussões, bem como os autores e textos apresentados e debatidos nas reuniões do Petcom. Dessa forma, foram discutidos capítulos dos livros A Natureza do Espaço, de Milton Santos, A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord e Comunicação, Espaço e Cultura, de Lucrécia D’Alessio Ferrara, tendo como objetivo problematizar e esclarecer as questões relacionadas à pesquisa coletiva.