Infopet 2012

Petcom seleciona novos bolsistas
O Petcom encerrou o ano de 2012 com duas novas bolsistas. São elas Nathália Luna e Taylla de Paula, que foram selecionadas durante o processo seletivo ocorrido no dia 14 de dezembro. A banca de seleção foi composta pelo tutor do Petcom, professor Fabio Sadao, pelos professores Leonardo Costa e Regina Gomes, pelos bolsistas Daniel de Farias e Wesley Miranda e também pela ex-bolsista Amana Dultra. Além de Nathália e Taylla, que assumiram desde o dia 1 de janeiro, foram selecionados os estudantes Tamiles Alves, Tiago de Sousa e Luciano Marins. Eles encontram-se na lista de espera e serão convocados à medida que surgirem vagas, respectivamente. O Petcom parabeniza os aprovados e deseja-lhes Boas Vindas.
Revista Fraude #10 é lançada no Pelourinho
Depois de ser escolhida como melhor revista laboratorial do país, a Fraude chegou a sua décima edição. A revista teve seu lançamento numa grande festa no Largo Pedro Archanjo, Pelouriunho, na noite do dia 23 de novembro. Tendo como matéria de capa as feiras de Salvador, o Petcom transformou o espaço localizado no Centro Histórico da capital numa grande feira. O evento contou com as apresentações das bandas Sertanília e Tabuleiro Musiquim, que animaram o público que foi conferir a revista, distribuída gratuitamente durante toda a noite. Uma barraquinha com produtos Fraude também fez parte do ambiente de feira formado no Largo, onde camisas e bottons com a marca da revista foram vendidos.
Petcom conquista o 1º lugar em duas categorias do Prêmio Expocom
Os bolsistas do Petcom e a Faculdade de Comunicação da UFBA, tiveram um motivo a mais para comemorar o dia 7 de setembro de 2012. Nessa data, os bolsistas Petcom Daniel Silveira e Paula Morais, que apresentaram a Revista Fraude e seu Plano de Comunicação foram premiados na etapa nacional do Expocom, competição que visa premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da graduação de Comunicação Social. Os trabalhos foram vencedores nas modalidades revista impressa e projeto de assessoria de imprensa, ambas integrantes da categoria Jornalismo.
Sessões Científicas preparam bolsistas para o Intercom nacional
Espaço de apresentação dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos bolsistas, o Sessões Científicas realizado no dia 30 de agosto de 2012 foi dedicado aos produtos que seriam apresentados na etapa nacional do Prêmio Expocom, que integra o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os bolsistas Paula Morais e Daniel Silveira apresentaram respectivamente a Revista Fraude e seu Plano de Comunicação. Dessa vez, o evento contou com a participação das professoras Suzana Barbosa e Regina Gomes, que junto ao tutor do Petcom, Fábio Sadao, auxiliaram os bolsistas na construção de suas apresentações para a premiação.
Bolsistas participam de Oficina de Indesign
No dia 21 de agosto foi realizada a Oficina de Indesign, ministrada pelos bolsistas Wesley Miranda e Gustavo Mões para o grupo Petcom. Foram ensinados os procedimentos básicos para o uso do programa InDesign, além de conceitos e regras básicas de diagramação, tendo por base o projeto gráfico da Fraude #9, que foi apresentado no Intercom 2012.
Petcom realiza Workshop de Lightroom
No dia 13 de setembro, o Petcom promoveu mais uma edição do Workshop Básico de Ligthroom, que foi realizado no Laboratório de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA. Ministrado pelas bolsistas Lara Perl, Renata Farias e Amana Dultra, a atividade atraiu pessoas interessadas no aprendizado de edição e catalogação de imagens por meio do programa Adobe Ligthroom. O workshop contou com a participação de estudantes da Facom e de outras faculdades de comunicação de Salvador, bem como de pessoas interessadas em fotografia de modo geral.
Petcom realiza projeto em parceria com o PetNut
Em 2012, o Petcom realizou, em parceria com o Pet Nutrição – PetNut, um projeto de Oficinas. O projeto, que teve início em julho e foi finalizado em outubro, contou com oficinas ministradas pelos dois grupos. Convidados pelo PetNut para ministrar oficinas de fotografia com câmeras compactas, os bolsistas do Petcom receberam aulas sobre comensalidade. As oficinas de fotografia, ministradas pelos estudantes Amana Dultra, Daniel Silveira e Lara Perl, baseada na ideia de comensalidade passada pelas bolsistas do PetNut, concorreram para saídas fotográficas em conjunto, que resultaram em uma exposição que aconteceu durante o ACTA 2012. A exposição “Sirva-se” ficou em cartaz na Biblioteca Unificada de Saúde – BUS, no campus Canela da UFBA entre os dias 16 e 19 de outubro.
Petcom ministra Oficina de Diagramação para calouros
Aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro a Oficina de Diagramação para calouros, tradicional atividade realizada semestralmente pelo Petcom. Anteriormente nomeada de Oficina de Editoração Eletrônica, a Oficina de Diagramação foi ministrada pelos bolsistas Hury Ahmadi e Gustavo Maciel e atraiu estudantes que ingressaram na Facom-UFBA no segundo semestre de 2012. Os participantes puderam aprender conceitos básicos sobre a utilização das ferramentas de dois softwares da Adobe: o Illustrator e o Photoshop, que não integram a grade curricular do curso.
Petcom realiza XX Oficina de Editoração Eletrônica para Calouros
A Oficina de Editoração Eletrônica é uma iniciativa realizada semestralmente pelo Petcom e voltada para os calouros dos cursos de Jornalismo e Produção Cultural. O objetivo da oficina é complementar a grade curricular referente a essa área e fazer com que os estudantes saiam com noções de como construir peças gráficas e realizar edições simples em fotos. Na oficina, que aconteceu nos dias 14 e 15 de março, o grupo ensinou as principais ferramentas do software Adobe Illustrator , especializado em imagens vetoriais e ensinou conceitos básicos do Adobe Photoshop , especializado em manipulação de imagens bitmap.
Petcom participa da recepção dos calouros da UFBA
No dia 16 de março, aconteceu na Praça das Artes no campus de Ondina da UFBA, a Calourosa, evento organizado pela universidade para receber os novos alunos e promover interação entre calouros, veteranos e as faculdades, escolas e institutos. O Petcom participou do evento sendo representado pelos bolsistas no stand da Faculdade de Comunicação, onde foram apresentadas as propostas do programa e algumas atividades realizadas pelos bolsistas, como a Revista Fraude, que foi também distribuída.
Ainda na Calourosa, o Petcom, em parceria com o Pet-Comunidades Indígenas, realizou a “Xoça Manifesto”. A parceria, extremamente enriquecedora para os bolsistas do Petcom , foi de grande importância por divulgar o Programa de Educação Tutorial e o manifesto produzido pelo Pet-Comunidades Indígenas. A construção da Xoça começou por volta das dez da manhã e após a sua conclusão foram feitas rodas de discussão com o tema central “Diversidade na Universidade ”.
Bolsistas Petcom vencem premiação no Intercom – NE
Apresentando respectivamente a Revista Fraude #9 e seu Plano de Comunicação, os bolsistas Paula Morais e Daniel Silveira conquistaram o Prêmio Expocom, que foi realizado entre os dias 14 e 16 de junho de 2012, durante o XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Além dos participantes anteriormente citados, o bolsista Wesley Miranda apresentou o Projeto Gráfico da Revista Fraude #9, que foi escrito com o bolsista Daniel de Farias.

Petcom renova seu grupo após a seleção de bolsistas
No dia 09 de maio, o Petcom realizou mais uma seleção de novos bolsistas para o preenchimento de sete vagas. A banca foi composta pelo Professor Dr Fábio Sadao Nakagawa (tutor do grupo), Professor Dr José Roberto Severino e pela Professora Dra Suzana Oliveira Barbosa, além de dois bolsistas Petcom, Daniel Silveira e Paula Morais. Os selecionados foram Lara Perl, Carolina Leal, Camila Hita, Hury Ahmadi, Renata Farias, Yne Manuella Cardoso e Gustavo Mões. Todos já estão em atividade no Petcom desde 14 de maio.
Petcom sob nova gestão
No dia 11 de abril , foi realizada a seleção para tutor do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação da UFBA. Após o término das inscrições, que estavam abertas desde o dia 20 de março, só havia um candidato: o Profº. Drº. Fábio Sadao Nakagawa . A banca da entrevista era composta por: a Prof.ª Dr.ª Graciela Natansohn (ex-tutora do Petcom), o Prof. Dr. Marcos Palacios, o Profº. Drº. Genildo Ferreira (tutor do Pet Filosofia), a bolsista do Petcom Amana Dultra e o ex-bolsista Marcelo Lima. A banca analisou a carta de intenções do candidato, assim como o seu plano de trabalho para o Grupo PET- Comunicação para os próximos três anos. A partir da nota final global de nove pontos (9,0), sendo respeitados os pesos de avaliação conforme o edital, evidencia-se a adequação do candidato ao perfil exigido. No mesmo dia deliberou-se a aprovação de tutor para Fábio Sadao Nakagawa, que assumiu o respectivo cargo no dia 13 de abril.
Programa de Educação Tutorial é destaque em renomado veículo de comunicação
O Jornal “O Estadão” veiculou um depoimento intitulado “Pet determinou minha vida pessoal e profissional”, de Jamacy Costa Souza, professor da UFBA e ex-petiano. Durante o relato, Souza fala da contribuição do PET na sua formação profissional e pessoal através dos livros, trabalhos em grupo, acompanhamento tutorial e da criação de projetos autônomos proporcionados pelo Programa . O autor afirma que o PET continua orientando seus passos até hoje, 20 anos depois de sua saída do programa. Defender a educação tutorial para todos os universitário é, para o autor, a forma que ele escolheu para retribuir tudo o que o PET lhe propiciou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *