Infopet – Primeiro Semestre de 2013

Oficina de diagramação para os calouros:

Nos dias 27 e 28 de maio, às 14 horas, ocorreu a XVII Oficina de Editoração Eletrônica para Calouros, na Faculdade de Comunicação da UFBA. Os bolsistas Tiago Sousa, Taylla de Paula, Tamiles Alves e Hury Ahmadi ministraram a oficina, oferecendo os conhecimentos básicos sobre os softwares de edição Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. A atividade foi destinada apenas aos calouros do semestre 2013.1 dos cursos de Jornalismo e Produção Cultural. Ao final da oficina, os inscritos tiveram que produzir um cartaz para colocar em prática o que aprenderam na atividade. Os participantes receberão o certificado de participação.

Leituras Orientadas:

Ao longo do semestre, os bolsistas organizaram um tempo individual prévio para ler os textos selecionados e depois discuti-los em grupo. A discussão foi puxada pela apresentação de dois bolsistas e os livros trabalhados são relacionados ao curso de Comunicação. A pesquisa “A Cidade como Mídia”, que está sendo desenvolvida pelo grupo, por exemplo, busca entender o funcionamento da cidade como um meio de comunicação, usando como objeto de investigação o circuito de Carnaval Barra/Ondina. Essas leituras exigem a compreensão de outras obras que não estão na lista das disciplinas obrigatórias e ajudam os bolsistas no âmbito da pesquisa científica.

Site da Revista Fraude:

No último semestre, o site da Revista Fraude passou por alguns problemas técnicos, e por isso o conteúdo diverso e caprichado de sempre não esteve disponível para os leitores. A página oficial de quem conta os dias para o lançamento de cada edição está sendo reelaborada para o próximo lançamento. Aguardem, que virá novidade por aí!

Oficinas internas:

Petianos participaram de oficinas internas de design gráfico. Nos dias 04 e 11 de março, o Petcom realizou duas oficinas de design gráfico voltadas para os bolsistas. Durante duas tardes, os petianos tiveram contato com conhecimentos sobre os programas Adobe Illustrator e Adobe Indesign. As oficinas foram ministradas pelos bolsistas Hury Ahmadi, Taylla de Paula, Tiago Sousa e por Maryrluce Cerqueira, estudante de Produção Cultural da Facom-UFBA.

Oficina de Projeto Gráfico:

Em comemoração aos 10 anos da Revista Fraude, o projeto gráfico da revista foi reelaborado, trazendo novas formas para as páginas da publicação. Para que o projeto saísse do papel, os petianos participam da oficina interna de Projeto Gráfico, ministrada pela Professora do departamento de Desenho Industrial da Universidade de Brasília e Doutora em Comunicação e Semiótica, Fátima Aparecida dos Santos, onde tiverem contato com conhecimentos sobre design gráfico, tipografia, formatos de papel e outros elementos visuais que atendessem a nova necessidade do novo projeto da Revista Fraude.

Terapia Acadêmica:

Durante o semestre, foram realizadas, sempre que solicitado por um petiano ou pelo tutor, as sessões de Terapia Acadêmica com os bolsistas do Petcom, com o intuito de orientar e estimular as pesquisas individuais. As discussões foram iniciadas a partir das dúvidas e indagações dos petianos em relação às possíveis pesquisas para suas monografias ou produtos apresentados ao final do curso.

Pesquisa coletiva:

A cidade como meio comunicativo, proposta pelo professor-tutor Fábio Sadao, visa elucidar o funcionamento da cidade como um meio de comunicação, tendo por objeto de investigação o circuito carnavalesco localizado na orla da cidade de Salvador, conhecido como Circuito Dodô ou Barra/Ondina. Os bolsistas, juntamente com o tutor, realizaram saídas para fotografar durante o período de montagem da infraestrutura dos camarotes e durante os dias de Carnaval. Atualmente, o grupo está em fase de análise e discussão dos materiais coletados para aprofundamento da pesquisa.

Participação em congressos:

Nos dias 12, 13 e 14 de junho, os bolsistas do Petcom participaram da edição anual do Intercom Nordeste que ocorreu na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Durante a Expocom, uma das atividades que integram a programação do Intercom, os trabalhos apresentados pelos bolsistas PETCOM concorreram em cinco modalidades: revista impressa, projeto de assessoria de imprensa, produção de evento, reportagem impressa e ensaio fotográfico. Dos cinco, o evento de lançamento da revista Fraude e o ensaio fotográfico “Sirva-se”, realizado em parceria com o Programa de Educação Tutorial de Nutrição da Ufba (Petnut), foram premiados com o primeiro lugar, sendo automaticamente encaminhados para representar a região Nordeste no Intercom Nacional. Além das apresentações, os bolsistas participaram de mini-cursos, mesas de debates e da cerimônia de premiação.

Semana do Calouro:

No dia 15 de maio, o Petcom, representado por Lara Perl e Carolina Leal, participou da semana do calouro, apresentando o programa e as atividades voltadas para os novos faconianos, além das atividades e projetos para o ano corrente. O grupo também realizou a divulgação da revista Fraude e apresentou as etapas da sua produção.

Recepção dos calouros da UFBA:

No dia 24 de maio, aconteceu na Praça das Artes (campus de Ondina da UFBA), a Feira de Conhecimento (que antes tinha o nome de “Recepção Calourosa”), evento organizado pela universidade para receber os novos alunos e promover a interação entre calouros, veteranos e as faculdades, escolas e institutos. O Petcom participou do evento, sendo representado pelos bolsistas no stand da Faculdade de Comunicação, onde foram apresentadas as propostas do programa e algumas das atividades realizadas pelos bolsistas, como a Revista Fraude, que, por sua vez, foi distribuída. Os bolsistas também ficaram responsáveis pela venda de camisas e bottons do Petcom.

Sessões Científicas:

No dia 07 de junho, o Petcom promoveu o Sessões Científicas, onde bolsistas e demais alunos da graduação puderam apresentar os seus trabalhos submetidos ao Prêmio Expocom e ao Intercom Júnior, eventos que integram a programação do Intercom – NE. Uma banca formada pelo professor Rodrigo Rossoni, professora Suzana Barbosa, além do tutor Fábio Sadao, orientou os alunos para apresentação no evento. A lista de trabalhos apresentados segue abaixo.

Prêmio Expocom:

Cultura e Ciência – Agência de Notícias em C&T

Categoria: Agência Jr. de Jornalismo

Aluno-líder: Edvan Lessa

Ribeira de Itapagipe

Categoria: Reportagem em Televisão

Aluna-líder: Fernanda Aragão

Do ateliê ao mercado – o destino da arte invisível produzida nas periferias de Salvador

Categoria: Reportagem em jornalismo impresso

Aluna-líder: Lara Perl

Revista Cultural Fraude #10

Categoria: Revista laboratório impressa

Aluna-líder: Renata Farias

Evento de Lançamento da Revista Cultural Fraude #10

Categoria: Organização de evento

Aluna-líder: Carolina Leal

Sirva-se

Categoria: Ensaio fotográfico artístico

Aluno-líder: Daniel Silveira

Plano de Assessoria para o Lançamento da Revista Cultural Fraude #10

Categoria: Projeto de assessoria de imprensa

Aluna-líder: Yne Manuella

Intercom Júnior:

A Produção do Jornalismo Cultural em Salvador: Análise da Cobertura de Música do Caderno

2+ do Jornal A Tarde

Aluno-líder: Marcelo Argôlo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *